Apresentação
Mulheres, Educação e Cristianismo resulta do projeto integrado de pesquisa "Educação, Gênero e Cristianismo: circulação, representação, formação e práticas femininas em cenário religioso e educativo (1920-1980)" contemplado com apoio financeiro pelo Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, em 2016. Reuniu pesquisadores das seguintes Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto de Pesquisa e Formação de Educação e Religião, Universidade de Lisboa e Instituto Politécnico de Portalegre- Escola Superior de Educação/Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX da Universidade de Coimbra Escola Superior de Portalegre – Portugal.
A relação entre mulheres e cristianismo figura neste projeto como dois temas ligados pela educação. Atentamos, especialmente, para o catolicismo, o protestantismo e as experiências sincréticas entre as religiões afro-católicas, como fenômenos culturais carregadas de sentidos e sensibilidades, frutos de experiências múltiplas e indicativas dos modos pelos quais os sujeitos participam da construção de suas identidades e do mundo em que vivem.
A investigação teve como objetivo lançar luz sobre personagens que em seus cotidianos e em seus espaços de circulação, público ou religioso, realizam ou realizaram práticas educativas no sentido de (re)produzir uma cultura cristã. Sua participação, tanto nas instituições religiosas quanto na sociedade, vem sendo minimizada, secundarizada e obscurecida. No Brasil e em Portugal – lugares centrais dessa pesquisa – pode-se dizer que as mulheres sempre desempenharam um papel de produtoras e/ou mediadoras religiosas e exerceram papéis formativos fundamentais na casa, na escola e em diversos outros espaços ainda pouco explorados em nossa historiografia educacional.
Perguntar-nos o que essas mulheres produzem ou reproduzem a partir dos lugares que ocupam pode ser uma questão interessante para pensar os limites e possibilidades que se colocam como condições objetivas ao seu processo emancipatório, mas pode também ser uma provocação para pensarmos, hoje, sobre a responsabilidade do protagonismo feminino.
O site Mulheres, Educação e Cristianismo pretende trazer a público os resultados da pesquisa, como um acervo digital, tanto para facilitar o acesso às fontes catalogadas e/ou produzidas pelas pesquisas, quanto para fomentar o interesse na realização de novas investigações a partir desse conjunto de documentos e bibliografia apresentados. Assim, as seções “Galeria” e “Entrevistas” buscam dar visibilidade às mulheres abordadas na pesquisa. Entendemos que elas têm rosto e elas têm voz. Por isso, na seção “Galeria” disponibilizamos fotos de mulheres de ontem e de hoje, cujas histórias se entrelaçam na relação com a Igreja e a Educação. A seção “Entrevistas” disponibiliza um conjunto de entrevistas realizadas com algumas dessas mulheres que se dispuseram a falar de si e dos muitos modos de fazer essa relação em seus cotidianos. A seção “Produtos” disponibiliza artigos, capítulos de livros, trabalhos publicados em congressos, vídeos e outros produtos desenvolvidos por pesquisadores e estudantes envolvidos no projeto, tais como pesquisas de iniciação científica, dissertações e teses.